Triac queimado
Triac em curto
Microf.de Eletreto
Potenciômetro
Neste circuito em corrente alternada o SCR desliga quando desligamos o Gate, pois a corrente atinge o "0V" sempre nas mudanças de fase.
Se a corrente for contínua é necessário desligar a alimentação ou desvia-la, levando o SCR a não conduzir.
O DIAC, ou Diode for Alternating Current, é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas após a tensão de disparo ser atingida, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte. Este comportamento é o mesmo nas duas direções de condução de corrente. A tensão de disparo é por volta dos 30 volts para a maioria destes dispositivos. Este comportamento é de certa forma similar, porém mais precisamente controlado e ocorrendo em menor valor, ao comportamento de uma lâmpada de neon.
O DIAC é normalmente usado para disparar TRIACs e SCRs.
Como um DIAC é um gatilho bidirecional, seus terminais não são marcados como anodo ou catodo mas a maioria é marcada como A1 ou MT1 e A2 ou MT2.
(Funciona da mesma maneira que dois diodos zener em Série. Pode-se produzir um DIAC equivalente de 9V, por exemplo, ligando dois diodos zener de 9v em (anti)série, cátodo com cátodo e ânodo com ânodo).
O circuito acima mostra como devemos testar um Diac, observe que quando atinge os 30v ele entra em condução e a tensão vai a zero, se comportando como um curto circuito ou uma chave fechada.
Um diac é um comutador de onda completa ou bidireccional que dispara nos dois sentidos e ambas as polaridades. Diac significa (diode AC switch – diodo comutador AC). O diac é usado normalmente para activar um Triac ou um Tiristor. É composto por três camadas (PNP), a sua construção assemelha-se a de um transístor bipolar, porém difere na dopagem do cristal N. O circuito equivalente de um diac é um par de díodos de quatro camadas em paralelo. O diac é colocado tipicamente em série com a porta (GATE) de um TRIAC. Os Diacs são usados frequentemente em conjunto com TRIAC porque estes dispositivos não disparam simetricamente em consequência das ligeiras diferenças entre as duas partes do dispositivo.
Carregar
Capacitor
O fenômeno da condutividade em um só sentido é aproveitado como um chaveamento da corrente elétrica para a retificação de sinais senoidais, portanto, este é o efeito diodo semicondutor tão usado na eletrônica, pois permite que a corrente flua entre seus terminais apenas numa direção. Esta propriedade é utilizada em grande número de circuitos eletrônicos e nos retificadores.
Os retificadores são circuitos elétricos que convertem a tensão CA (AC) em tensão CC (DC). CA vem de Corrente alternada, significa que os elétrons circulam em dois sentidos, CC (DC), Corrente contínua, isto é circula num só sentido.
A certa altura, o potencial U , formado a partir da junção n e p não deixa os elétrons e lacunas movimentarem-se, este processo dá-se devida assimetria de cargas existente.