Medição
I --> corrente do Led = 10mA
VL --> Tensão no Led = 2V
(em média para led comum)
Use o primeiro valor comercial acima.
Calcular
Medições
Resistor
Capacitor
Transistor
Transformador
Potenciômetro
Diodo
Triac
TJU
LED
FET
SCR (Retificador
Controlado de Silício)
O SCR ou Diodo Controlado de Silício é um dos componentes mais importantes nas aplicações em que esteja envolvido o contole de cargas de potência de altos valores a partir da rede de energia. Funcionando como um interruptor acionado eletronicamente ele facilmente supera seus equivalentes mecânicos, por sua velocidade, sensibilidade e capacidade de operar com tensäes e correntes elevadas. Não há limite para o número de aplicações práticas em que ele pode ser usado o que torna muito importante para todos conhecer um pouco de seu princípio de funcionamento, suas limitações e suas apicações principais.
O SCRs ou diodos controlados de silício podem funcionar como elementos de disparo de circuitos eletrônicos, como relês de estado sólido, como osciladores de alta potência, como controles de potência em circuitos de corrente alternada, circuitos inversores e em uma infinidade de aplicações em que outros semicondutores tais como transistores bipolares, transistores de efeito de campo de potência e diodos comuns não podem ser usados.
Os SCRs tem uma estrutura tal que manifesta propriedades elétricas que permitem que ele seja usado em todas estas aplicações. Assim, inicialmente podemos dizer que o que diferencia um SCR de outros componentes comuns tais como diodos retificadores comuns, e transistores é a sua estrutura que lhe confere propriedades bem definidas
Resumindo o SCR pode ser entendido como um diodo que conduz somente depois do disparo e somente deixa de conduzir após cortar a corrente do anodo.
Animação
Transistor de
Unijunção